Médico vem a público e detalha situação delicada do presidente Lula após queda: ‘hemorragia cerebral’

Lula recebeu atendimento em hospital de São Paulo e seguirá sendo acompanhado.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico que resultou em um ferimento na nuca. Após exames, os médicos detectaram uma pequena hemorragia cerebral. O caso foi detalhado pelo médico Roberto Kalil Filho, responsável pelo atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Apesar de o quadro não ser considerado grave, Kalil ressaltou a importância de monitoramento contínuo ao longo da semana. Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (20), Lula deu entrada no hospital com um ferimento corto-contuso em região occipital – um corte profundo na parte posterior da cabeça.

Médico fala sobre quadro de Lula

Após exames iniciais, foi constatado que o impacto causou uma leve hemorragia cerebral na região frontotemporal, o que requer atenção nos próximos dias. Kalil enfatizou que, embora o presidente esteja bem, exames devem ser repetidos para garantir que a condição não se agrave.

“O que mostra que o trauma foi importante foi que você teve esse chamado contragolpe e uma pequena hemorragia cerebral na região frontotemporal do encéfalo”, explicou o médico. Kalil também explicou que Lula recebeu cinco pontos na região ferida.

Lula cancela viagem para reunião dos BRICs

Devido à recomendação médica, Lula cancelou sua viagem à Cúpula dos BRICs, que acontecerá em Kazan, na Rússia, e será representado pelo ministro Mauro Vieira. O presidente, no entanto, manterá sua agenda regular no Palácio do Planalto, participando de reuniões de trabalho e de forma remota da cúpula internacional.