Na noite de segunda-feira (21), uma aeronave ATR 72 da Voepass Linhas Aéreas se envolveu em um incidente no pátio do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O turboélice estava em procedimento de reboque para o posicionamento de pernoite quando a barra que conectava o veículo de reboque à aeronave quebrou.
O rompimento da barra fez com que a aeronave se deslocasse sozinha pelo pátio, colidindo com uma barreira de sinalização e só parando na área de grama próxima. De acordo com informações preliminares, o ATR 72 estava vazio no momento do incidente, e não havia nenhum passageiro ou tripulação a bordo.
Incidente com avião da Voepass durante manobra rotineiro
O procedimento fazia parte de uma manobra rotineira para reposicionar a aeronave, e nenhum funcionário no local ficou ferido. A situação foi rapidamente controlada após o impacto, sem registro de danos graves à estrutura da aeronave.
Para o aeroporto, situações como esta podem ocorrer eventualmente em operações de pátio, mas os equipamentos de segurança e o treinamento dos profissionais envolvidos ajudam a evitar consequências mais graves. A presença de barreiras e áreas de grama ao redor do pátio reforça o controle de eventuais movimentações involuntárias de aeronaves, proporcionando um ambiente mais seguro.
Voepass se manifesta por meio de nota oficial
A Voepass Linhas Aéreas divulgou uma nota explicando a ocorrência e afirmando que o incidente se deveu a uma “intercorrência na barra que conecta o veículo de reboque (Push Back) com a aeronave”. A empresa garantiu que, após a troca da barra de reboque, a aeronave foi movida para a área de descanso sem maiores problemas e que, felizmente, o incidente não causou feridos nem prejuízos significativos.