Piracanjuba e a Associação Mães da Sé uniram esforços para lançar a campanha Desaparecidos, idealizada pela agência Ampfy. A iniciativa tem como objetivo evidenciar a grave questão dos desaparecimentos no Brasil, utilizando inteligência artificial (IA) e a expertise de um perito criminal para atualizar as imagens de pessoas que estão sumidas. A proposta é apresentar como essas pessoas, que desapareceram há anos, poderiam estar se parecendo atualmente.
O Brasil enfrenta um alarmante número de desaparecimentos há muito tempo. Segundo o Anuário da Segurança Pública de 2024, foram contabilizados 80.317 casos no ano passado, o que representa um aumento de 3,2% em relação a 2022.
Campanha de conscientização é inspirada em ação dos anos 80
Curiosamente, a inspiração para essa campanha veio de uma ação dos anos 80 nos Estados Unidos, onde caixas de leite eram usadas para divulgar fotos de pessoas desaparecidas. Contudo, a Piracanjuba adaptou essa ideia ao contexto atual, incorporando tecnologias como a IA.
Para essa tarefa, a Piracanjuba contou com o perito Hidreley Diao, especialista em projeção de idade. Ele é responsável por atualizar fotos antigas, retratando como essas pessoas estariam hoje. As novas imagens não ficam restritas ao ambiente digital; elas são impressas nas embalagens dos produtos da Piracanjuba, distribuídos por todo o Brasil. A ideia é simples e direta: quanto mais pessoas visualizarem essas fotos, maior a probabilidade de alguém reconhecer um dos rostos e fornecer informações.
Ampfy elogia impacto nacional da campanha na reaproximação de famílias
Fred Siqueira, da Ampfy, destacou a importância dessa abordagem, afirmando que o alcance nacional da Piracanjuba é uma ferramenta valiosa para trazer esperança e, quem sabe, reunir famílias novamente. Milhões de embalagens produzidas pela Tetra Pak exibirão essas imagens e informações, ampliando a visibilidade dessa importante iniciativa.