Matilda Pritchard, uma menina de 11 anos, faleceu de forma inesperada devido a uma rara doença cardíaca genética chamada cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito. Sem nunca apresentar sintomas, a condição da criança se revelou fatal durante a noite do dia 2 de abril deste ano, enquanto ela dormia.
Seus pais, Steve e Anna, encontraram a filha sem vida na manhã seguinte e acionaram o serviço de emergência imediatamente. A equipe de socorro chegou em dois minutos e levou a menina ao hospital, onde o óbito foi confirmado.
Menina de 11 anos foi diagnosticada com rara doença cardíaca
Após a morte, o corpo de Matilda passou por uma autópsia, que revelou a condição cardíaca genética rara. A cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito afeta aproximadamente uma em cada duas mil pessoas e ocorre devido à substituição das células do tecido cardíaco por fibras, o que força o coração a trabalhar excessivamente para manter o fluxo sanguíneo, gerando arritmias e podendo causar insuficiência cardíaca.
Como se trata de uma doença genética, todos os familiares de Matilda, incluindo sua irmã de 14 anos, realizaram exames, mas nenhum deles foi diagnosticado com a condição. Em alguns casos, é possível carregar o gene da doença sem manifestar sintomas.
Pai de Matilda Pritchard desabafa em profundo sofrimento após perder a filha
Ainda em luto, o pai de Matilda descreveu a morte da filha como uma “situação terrivelmente catastrófica”, marcando uma perda profunda e inesperada para a família.