Celular causa câncer no cérebro? Estudo finalmente revela verdade sobre o uso do aparelho

Muitas pessoas acreditam que o uso do celular pode causar sérios problemas de saúde.

PUBLICIDADE

Uma antiga dúvida sobre o uso do celular é se estes aparelhos realmente causam mesmo câncer no cérebro. Hoje o celular faz parte da vida de milhões de pessoas, mas ainda há quem acredite que isso pode trazer sérias consequências.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, decidiu encomendar um estudo para saber se o celular realmente pode causar câncer no cérebro, ou se é apenas boato. Foram analisadas mais de 5 mil pesquisas sobre o assunto.

Em 2019 começou a circular no Brasil, uma fake news dizendo que o sinal do celular seria prejudicial à saúde. Outra mentira divulgada nas redes sociais é a de que o 5G estaria causando a morte de vários pássaros e até tentaram proibir a tecnologia no estado de Santa Catarina.

Novo estudo da OMS já foi divulgado

Entre os anos de 1994 e 2022 foram realizados uma série de estudos sobre esse tema. Agora a Organização Mundial da Saúde decidiu rever todo material e o resultado deste trabalho foi publicado na Environment International, uma famosa revista científica.

Não foi encontrada nenhuma associação entre o uso dos celulares e o câncer no cérebro. Vale lembrar que em 2013, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer alertou para o risco de surgimento de tumores entre as pessoas que usam celulares, devido à exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência.

Novos estudos descartam risco de câncer pelo uso do celular

Quando esse alerta foi feito, em 2013, foi baseado em evidências limitadas de poucos estudos que existiam na época. Agora, com a nova pesquisa encomendada pela OMS, ficou claro que não há relação entre uso do celular e câncer no cérebro.

Agora a OMS prepara uma Monografia de Critérios de Saúde Ambiental que podem ser causados em decorrência da exposição às ondas de rádio. Esse documento será baseado neste estudo realizado.