O que é timoma? Tumor raro fez pele de jovem de 24 anos mudar de cor

Sabrina teve a cor da pele alterada devido aos efeitos colaterais da doença.

PUBLICIDADE

Sabrina Gomes, jovem de 24 anos, foi diagnosticada com timoma, um tipo raro de tumor que afetou não apenas sua saúde física, mas também provocou uma mudança brusca na coloração de sua pele. Originado no timo, uma glândula localizada no tórax, o timoma é um tumor que, apesar de ser raro, pode ocasionar uma série de complicações quando associado a outras síndromes, como no caso de Sabrina, que também desenvolveu a Síndrome de Cushing.

Essa condição levou a uma alta produção do hormônio ACTH, que desregulou seu organismo e alterou sua aparência. O timoma de Sabrina estimulou a produção excessiva de hormônios, como o ACTH e o cortisol, aumentando os níveis dessas substâncias em seu corpo.

Produção descontrolada de hormônios afeta jovem que descobriu câncer raro

O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, regula diversas funções do organismo, incluindo os níveis de glicose e a resposta imunológica. Com a produção descontrolada do ACTH devido ao tumor, o corpo de Sabrina sofreu consequências intensas, como hipertensão, insuficiência renal e, de forma visível, a mudança de cor da pele.

Para estabilizar o quadro hormonal, Sabrina passou por uma adrenalectomia, cirurgia que removeu as glândulas adrenais, o que ajudou a controlar o excesso de cortisol, mas não conteve o crescimento do tumor. Além disso, a intervenção acabou acelerando a mudança de cor da pele da jovem, condição que ainda intriga os médicos.

Paciente tomará remédio de R$ 32 mil

Segundo a endocrinologista Ana Rosa Quidute, que acompanha o caso e deu entrevista ao Fantástico, da Globo, o excesso de hormônios foi uma das maiores preocupações, pois poderia levar a complicações severas. Apesar dos tratamentos já realizados, Sabrina ainda depende de uma medicação específica, o lutécio radioativo, que custa cerca de R$ 32 mil por dose, para combater o tumor e estabilizar sua condição. A família aguarda a recuperação de Sabrina para iniciar o tratamento, que exige que a paciente esteja em condições físicas estáveis para suportar a aplicação do remédio.