A deputada federal Erika Hilton, formalizou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida aos trabalhadores brasileiros. O projeto pede o fim da escala 6X1 da rotina de trabalho, em que o funcionário registrado descansa apenas um dia e trabalha outros seis dias consecutivos.
O projeto estabelece que a rotina de trabalho não ultrapasse 8 horas diárias e 36 horas semanais. Com isso, a nova rotina seria 4×3, sendo 4 dias consecutivos de trabalho e 3 dias de folga. No entanto, para ser oficialmente protocolada, ainda faltam assinaturas. Até o momento, a proposta conta com 71 apoios parlamentares, mas são necessários 171 para poder iniciar sua tramitação no Congresso Nacional.
Projeto conta com grande apoio da sociedade
A mobilização em torno dessa proposta começou com o movimento VAT (Vida Além do Trabalho), que tem sido promovido pelo vereador Rick Azevedo, eleito do Rio de Janeiro. O político se tornou uma das principais vozes em defesa de pautas voltadas para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.
De acordo com Erika Hilton, a proposta do fim da escala 6×1 também conta com o apoio expressivo da sociedade civil: mais de 1,3 milhão de pessoas assinaram uma petição pública demonstrando seu apoio à mudança na escala de trabalho.
PEC poderá melhorar qualidade de vida dos trabalhadores
O movimento pelo fim da escala 6X1 reflete preocupações com o bem-estar dos trabalhadores, que, com a alteração na jornada, poderiam usufruir de uma rotina de trabalho menos exaustiva. Defensores da PEC argumentam que a medida beneficiaria tanto a produtividade quanto a saúde dos profissionais, reduzindo casos de burnout e promovendo uma melhor qualidade de vida.