Uma tragédia envolvendo uma família foi registrada em Belém, capital do Pará, no último domingo, 10 de novembro. Três mulheres, todas parentes, foram envenenadas após consumirem açaí supostamente contaminado com veneno de rato. Uma das vítimas, Verônica Sabrine dos Santos, de apenas 16 anos, não resistiu e faleceu. As outras duas, identificadas como Maria Neide e Erineuda, estão internadas em estado grave na UTI.
O caso ocorreu durante um encontro familiar na casa de Erineuda. Na ocasião, Maria Neide, avó de Verônica, havia ido à residência da filha para discutir o processo de divórcio dela com o pai da adolescente. Segundo relatos preliminares, ele teria sido o responsável por colocar o veneno no açaí.
Tia da adolescente relata o suposto envenenamento
Na condição de testemunha, uma tia da adolescente relatou que o pai de Verônica teria pedido à jovem que servisse o açaí para a mãe e para a avó após uma refeição. Ele, no entanto, não consumiu a sobremesa. Minutos depois de ingerirem o alimento, as três começaram a sentir-se mal. Verônica foi a mais atingida pela gravidade dos sintomas, perdendo a vida em seguida.
As outras vítimas, Maria Neide e Erineuda, foram levadas imediatamente ao pronto-socorro local e, em razão da gravidade, transferidas para um hospital, onde seguem em estado crítico na UTI. As autoridades de saúde trabalham para estabilizar o quadro das duas mulheres, que permanecem sob cuidados intensivos.
Suspeito pelo envenenamento foi ouvido e liberado
A Polícia Civil assumiu as investigações e já colheu o depoimento do suspeito, que foi liberado após a oitiva. As autoridades continuam a apurar as circunstâncias do envenenamento para determinar os próximos passos da investigação.