Uma enfermeira ficou ferida após ser atingida na cabeça por um golpe de facão dentro da Terra Indígena Parakanã, localizada no sudoeste do Pará.
O incidente ocorreu no último final de semana. Testemunhas relataram que a profissional de saúde estava trabalhando quando foi atacada por uma moradora da comunidade.
Enfermeira já recebeu alta
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena, informou que a vítima foi atendida, submetida a exames médicos e já recebeu alta. Além disso, ela foi afastada de suas funções. O motivo da agressão ainda está sendo investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Civil informou que perícias foram requisitadas e que testemunhas estão sendo ouvidas para auxiliar nas investigações, que estão sendo conduzidas pela delegacia de Novo Repartimento.
Equipe da saúde foi retirada do local
Após o incidente, a Secretaria de Saúde Indígena informou que a equipe de saúde que trabalha na aldeia foi temporariamente retirada do local e está realizando atendimentos em outra parte da região. O Ministério afirmou que o caso está sendo monitorado e que a mulher indígena, moradora da comunidade, receberá acompanhamento psicológico.
A Secretaria de Saúde Indígena também destacou que medidas de segurança estão sendo avaliadas para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam nas comunidades, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam no futuro. Em nota, o órgão comunicou que as autoridades locais continuam acompanhando o caso de perto e trabalhando para esclarecer todos os detalhes do incidente.