Homem realiza transplante de rosto que durou 50 horas após tentar tirar a própria vida; veja antes e depois

Derek Pfaff, de 30 anos, sofreu graves lesões no rosto após um disparo de arma de fogo.

PUBLICIDADE

Derek Pfaff, um norte-americano de 30 anos, enfrentou uma longa jornada de desafios após um trágico acidente aos 19 anos que deixou seu rosto gravemente deformado. O incidente comprometeu funções vitais como piscar, respirar pelo nariz, sorrir e engolir, forçando Derek a passar por mais de 50 cirurgias reconstrutivas ao longo de uma década, sem obter a restauração completa de suas funções faciais.

Em fevereiro deste ano, Derek foi submetido a um transplante de rosto pela equipe da Mayo Clinic. Este procedimento complexo e raro envolveu mais de 80 profissionais e durou cerca de 50 horas. A cirurgia substituiu aproximadamente 85% de sua face, incluindo a mandíbula, maxila, dentes e nariz. Hoje, ele pode expressar emoções como felicidade e tristeza, algo inimaginável após o incidente em 2014.

Homem passava por momento delicado

De acordo com o site Terra, Derek Pfaff teria tentado tirar a própria vida com um disparo de arma de fogo no rosto. Na época, o jovem estaria passando por momentos turbulentos na faculdade. Derek agora atua como um defensor da prevenção ao suicídio, compartilhando sua história para conscientizar outros sobre a importância de buscar ajuda.

Não me lembro de ter tomado a decisão de tirar minha própria vida. Quando acordei no hospital, pensei que tinha sofrido um acidente de carro. Sobrevivi por uma razão e quero ajudar outras pessoas“, disse Derek.

Cirurgia complexa

Transplantes de rosto são considerados de alto risco e os pacientes precisam tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida para prevenir a rejeição do rosto transplantado. Os riscos incluem perda de sangue, coágulos e infecção. O procedimento é geralmente destinado a melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofreram traumas graves, queimaduras, doenças ou condições congênitas que afetam o rosto.