Na manhã deste domingo (24), uma explosão seguida de incêndio atingiu um trem da linha 9-Esmeralda, operado pela ViaMobilidade, na estação Santo Amaro, zona sul de São Paulo. A falha no sistema de energia foi apontada pela concessionária como a principal causa do incidente.
O trem estava parado na estação quando, por volta das 8h30, as chamas começaram a se alastrar. A ViaMobilidade afirmou que “falha no fornecimento de energia na região da estação Santo Amaro gerou princípio de incêndio numa das composições, sendo rapidamente apagado”.
Apesar da intensidade da explosão, não houve feridos, de acordo com a concessionária. O Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado e conseguiu conter o fogo.
Passageiros ficaram desesperados
Durante o incidente, houve pânico entre os passageiros, que se apressaram para sair da estação em busca de segurança. A ViaMobilidade informou que as pessoas foram orientadas pelos alto-falantes da estação.
[ TREM ACABOU DE PEGAR FOGO NA ESTAÇÃO SANTO AMARO – LINHA 9 ESMERALDA DA VIA MOBILIDADE ]
.
Registro de pelo menos uma passageira ferida.Estamos buscando mais informações.
Colaborou: @Keikei_aikyo pic.twitter.com/AH841MZfw6
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) November 24, 2024
Agentes da empresa também teriam dado apoio e prestado assistência, procurando esclarecer a situação. Em decorrência da falha no fornecimento de energia, a linha 9-Esmeralda passou a operar com intervalos maiores entre os trens, no trajeto entre as estações Osasco e João Dias.
Foram disponibilizados ônibus para transporte dos passageiros
Ônibus do sistema Paese foram alocados para atender os passageiros no trecho entre as estações João Dias e Socorro. Vale ressaltar que, na noite de sábado (23), já haviam sido registrados problemas no funcionamento da linha.
Vários passageiros relataram a necessidade de caminhar pelos trilhos devido à falha nos serviços. A ViaMobilidade continua investigando as causas da falha e reitera que a segurança dos usuários é uma prioridade para a concessionária.