Na última quarta-feira (27), uma operação policial resultou na prisão de seis integrantes de uma quadrilha em São Paulo. Eles foram acusados de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação foi conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. As Secretarias de Segurança Pública dos estados de São Paulo e Ceará deram apoio para garantir a prisão dos criminosos.
A ação policial incluiu o cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos estados mencionados. Em São Paulo, foram realizadas as seis prisões, concentradas na capital e na região metropolitana.
Criminosos aplicavam o golpe nas redes sociais
A quadrilha utilizava as redes sociais para cometer os crimes. Eles abordavam as vítimas de forma manipuladora, “seduzindo-as e convencendo-as a transferir dinheiro”.
Esse esquema era voltado, principalmente, contra idosos, que acabavam vulneráveis às táticas dos criminosos. Um dos casos mais impactantes foi o de um idoso que sofreu um prejuízo de R$ 2 milhões e de acordo com o portal G1, a vítima do “golpe do amor” é de Jari, região noroeste do Rio Grande do Sul.
Resultados da operação
Além das prisões, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, e cartões bancários. Também foi determinado o bloqueio de bens e valores das contas bancárias dos suspeitos.
A ação contou com a participação de 25 policiais do Rio Grande do Sul, 14 de São Paulo e quatro do Ceará, em um esforço coordenado para desmantelar a organização criminosa. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados até o momento.