A 16ª edição de A Fazenda tem rendido momentos de tensão, estratégicas e, curiosamente, superstições. Uma das coincidências mais comentadas pelos fãs do reality show é a chamada “maldição do lixo”.
Desde a sétima semana do programa, todos os participantes designados para cuidar do lixo da casa foram eliminados na mesma semana, após serem indicados à roça. A sequência começou quando Luana Targino, fazendeira da sétima semana, escolheu Zé Love para o trato do lixo.
Além da tarefa, Zé foi indicado à roça e eliminado, marcando o início dessa estranha repetição. Na semana seguinte, foi a vez de Sacha Bali, então fazendeiro, designar Gizelly Bicalho para a função. A ex-BBB não escapou do mesmo destino e também deixou o reality.
Função do lixo deixa internautas preocupados
Na nona semana, Luana voltou à liderança e nomeou Babi Muniz como responsável pelo lixo. Coincidência ou não, a modelo foi eliminada logo depois. Por fim, na décima semana, o fazendeiro Gui Vieira colocou Fernando Presto nessa função. Resultado: mais uma eliminação diretamente associada à tarefa.
Outro ponto intrigante é que todos os eliminados mencionados foram indicados à roça por fazendeiros membros do G4, um grupo estratégico formado por Gui Vieira, Sacha Bali, Luana Targino e Yuri Bonotto. A aliança, que domina o jogo, parece estar usando o cargo de fazendeiro para fortalecer sua posição e enfraquecer os adversários.
O Papel do G4 na suposta ‘maldição’ em A Fazenda 16
Yuri Bonotto, o fazendeiro da semana, manteve a tradição ao designar Vanessa Carvalho para o trato do lixo. No entanto, ele surpreendeu ao declarar sua intenção de indicar Sidney Sampaio à roça, e não Vanessa. Isso abre margem para que, pela primeira vez em semanas, a “maldição” seja quebrada, ao menos em parte.
Nas redes sociais, a “maldição do lixo” virou meme, alimentando teorias e debates entre os fãs do programa. Alguns enxergam o fenômeno como um aviso para os peões evitarem ao máximo essa tarefa.