Na madrugada desta segunda-feira (2), um grave episódio envolvendo a atuação de policiais militares chocou a população de São Paulo. Um vídeo flagrou o momento em que um policial militar jogou um homem do alto de uma ponte na Zona Sul da cidade.
As imagens rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais. Nas gravações, é possível observar que um dos policiais aparece levantando uma moto caída no chão.
Em seguida, outros policiais se aproximam, e um quarto agente chega segurando um homem que usava uma camiseta na cor azul, supostamente o motociclista abordado. O policial o conduz até a beirada da ponte e o arremessa no rio.
Homem falecido não foi identificado ainda
Outro vídeo, registrado posteriormente, mostra um corpo de um homem com uma camiseta azul boiando no rio. Apesar da associação imediata, ainda não há confirmação oficial se o corpo pertence ao homem jogado da ponte pelo policial.
https://twitter.com/choquei/status/1863901702048383314
De acordo com informações preliminares, os agentes envolvidos na ocorrência pertencem ao 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Diadema, na Grande São Paulo. A perseguição, no entanto, terminou na Cidade Ademar, Zona Sul da capital.
Internautas estão revoltados
O policial que realizou o ato pertence à equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam). O caso gerou revolta na web.
Cláudio Silva, ouvidor das polícias, afirmou à TV Globo que vai solicitar o afastamento imediato dos envolvidos. “Tanto do policial que pratica o ato quanto dos outros, que estavam ali e de certa forma não atuaram para que aquilo não ocorresse, ou não informaram as autoridades que aquele policial tinha feito aquele ato“, declarou. Em nota oficial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) condenou a ação.