Dois aviões da companhia aérea Latam se envolveram em um incidente registrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Durante manobras no pátio, um Airbus A-320 colidiu com um Airbus A-319. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Imagens capturadas por câmeras de segurança do local mostram o momento do impacto, que aconteceu enquanto o A-320 estava taxiando e o A-319 iniciava o processo de pushback. Essa operação, conforme a definição da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), consiste no deslocamento da aeronave, com auxílio de um equipamento especial, até a posição em que ela pode seguir por conta própria.
Áudio da comunicação da torre com o piloto
O noticiário Cidade Alerta, da Record, mostrou com exclusividade o áudio da conversa entre o piloto do Airbus A-320 com a torre de controle do aeroporto, assim que o incidente aconteceu. No áudio, o comandante avisa a torre que percebeu que houve uma colisão com a asa do avião. “A princípio colidiu a asa e nós aqui e nós temos que voltar a aeronave”, disse ele.
Na sequência, a torre de controle questiona se o piloto irá voltar para a posição em que estava, o profissional então responde que sim, para que seja realizada uma checagem da aeronave e se ela ainda terá condições de operar normalmente. “Vamos ter que voltar para poder checar a aeronave”, avisou o piloto.
Ao vivo no #CidadeAlerta: ouça áudio exclusivo gravado no momento em que dois aviões colidem no Aeroporto de Congonhas
➡️ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/nG5CiWL69a pic.twitter.com/kkRLyClpce
— Cidade Alerta (@cidadealerta) December 3, 2024
Latam emite comunicado
Em nota, a Latam informou que os dois aviões envolvidos no incidente irão passar por inspeções de manutenção e garantiu que todos os passageiros serão reacomodados em outros voos. A empresa também colabora com o Cenipa, que apura as causas do incidente.