Uma reação alérgica grave levou à morte um jovem britânico de 19 anos, durante uma viagem a Turquia. Idris Qayyum sofreu uma reação anafilática fatal após consumir um bolo no restaurante do hotel onde estava hospedado.
Idris avisou os funcionários do estabelecimento de seu problema de saúde e fez questão de confirmar mais de uma vez que poderia ingerir a sobremesa. Era a primeira noite dele no hotel e o rapaz estava acompanhado de um amigo.
Conforme relato da família, ele conversou com os garçons em inglês e utilizou o Google Tradutor para enfatizar que possuía uma alergia severa a amendoim. Apesar das garantias de que o prato era seguro, o jovem apresentou mal-estar imediatamente após consumir a sobremesa.
Mãe do rapaz ficou desesperada
Ao ser levado para o quarto do hotel, Idris começou a sentir falta de ar e náuseas. O amigo que o acompanhava na viagem tentou prestar socorro e, em meio ao desespero, realizou uma videochamada para a mãe do jovem, Ayeshah Bathia, que se encontrava em Londres.
A mãe da vítima contou que, pelo celular, viu o filho no chão. Ela também disse que alguns funcionários do hotel tentavam reanimar o rapaz e que, de longe, não tinha o que fazer para ajudar.
Rapaz sofreu uma parada cardíaca e morreu
Apesar dos esforços, Idris teve uma parada cardíaca cerca de 25 minutos após o início da reação alérgica. Ele não resistiu e foi declarado morto no local.
Familiares do jovem falecido já acionaram seus advogados para processar a Love Holidays, empresa de turismo, por negligência. Eles alegam que Idris não foi alertado sobre os alérgenos na alimentação e que isto aconteceu porque os funcionários não receberam o treinamento que deveriam.