A gastroenterite, enfermidade que levou o cantor Paulo Miklos a ser internado, pode ser desencadeada por diversos fatores. Essa inflamação que acomete o estômago e o intestino é comumente causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus, bactérias ou parasitas.
Entre os sintomas mais frequentes estão diarreia, vômitos e dores abdominais, que podem gerar complicações graves, como a desidratação, caso não sejam tratados de forma adequada. De acordo com o Ministério da Saúde, algumas práticas comuns estão entre os principais fatores de risco para contrair a doença.
Causas da gastroenterite
O consumo de água sem tratamento, alimentos mal higienizados ou carnes malcozidas são algumas das situações que podem levar à gastroenterite. A falta de saneamento básico e de higiene pessoal também contribuem para a disseminação de agentes infecciosos.
Os especialistas recomendam que, ao apresentar sintomas como diarreia persistente, vômitos frequentes, sede excessiva ou sangue nas fezes, o paciente procure atendimento médico imediato. A hidratação é fundamental para prevenir a desidratação, principal complicação da gastroenterite. Em casos graves, a internação pode ser necessária, como aconteceu com Miklos, que está sendo tratado em um hospital de referência em São Paulo.
Prevenção da gastroenterite
Para prevenir a gastroenterite, medidas simples de higiene e segurança alimentar são essenciais. Lavar as mãos regularmente, cozinhar bem os alimentos e higienizar frutas, verduras e legumes são práticas eficazes para reduzir os riscos. No caso do cantor, sua equipe e família ressaltaram que ele segue em recuperação e não apresenta complicações adicionais.