Nesta última quarta-feira (18), um avião de pequeno porte caiu sobre um prédio em Honolulu, no Havaí, enquanto realizava um voo de treinamento. A aeronave, pertencente à companhia de transporte de cargas Kamaka Air, perdeu o controle ao se aproximar do aeroporto internacional da cidade.
Os dois ocupantes, o piloto e o co-piloto, morreram no local. O impacto ocorreu em um edifício vazio que, de acordo com autoridades locais, estava sendo preparado para demolição.
A cena foi registrada por motoristas que passavam pela rodovia ao lado do local. Um vídeo mostra uma coluna de fumaça subindo logo após o acidente.
Últimas comunicações da aeronave
As conversas entre a torre de controle e o piloto revelam momentos de tensão antes do acidente. O piloto recebeu instruções para pousar em “qualquer pista, qualquer lugar que você puder pousar“.
Em sua última resposta, o piloto relatou que estavam “fora de controle“. Na sequência, a torre insistiu: “Ok, se você puder pousar, se você puder nivelar, tudo bem. Qualquer pista, qualquer lugar que você possa pousar“. No entanto, a aeronave não conseguiu estabilizar a rota.
Relatos e detalhes do acidente
Segundo testemunhas, a aeronave já apresentava comportamento irregular antes do impacto. Nancy Timko, que estava em um escritório no sétimo andar de um prédio próximo, contou: “Eu estava sentada na minha mesa e de repente, vi um pequeno avião voando pela janela do meu escritório, que fica no sétimo andar. E eu disse, ‘Ele está muito, muito baixo’, e o avião começou a inclinar e voltar para o aeroporto, e então ouvi um estrondo alto“.
Uma das vítimas foi identificada como Hiram Defries, um jovem piloto em treinamento na Escola Punahou, com cerca de 20 anos. O prefeito de Honolulu, Rick Blangiardi, lamentou o acidente em comunicado oficial. A Kamaka Air, que opera interilhas fornecendo serviços de carga e fretamento aéreo, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o acidente.