Um jovem turista paulista, de 16 anos, que passava férias de fim de ano com o pai em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, foi executado. Natural de Bertioga, no litoral de São Paulo, ele havia sido dado como desaparecido desde a segunda-feira, dia 16 de dezembro, enquanto retornava sozinho ao hotel onde estava hospedado com a família.
Imagens capturadas por câmeras de segurança mostram Henrique Marquez de Jesus sendo carregado por um grupo de criminosos logo após o desaparecimento. O corpo do adolescente foi localizado na quarta-feira, dia 18 de dezembro.
Henrique Marquez teria sido confundido com um integrante do PCC
De acordo com suspeitas preliminares, Henrique Marquez teria sido confundido com um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção rival ao grupo criminoso dos homens que aparecem carregando-o. O engano teria ocorrido por conta de um gesto feito em uma foto, no qual ele utilizou os dedos de uma das mãos de forma associada, supostamente, à facção rival.
A TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, informou que Henrique estava há uma semana na região com o pai. Os dois retornariam a São Paulo no dia seguinte ao desaparecimento. A viagem entre pai e filho era um sonho antigo, planejado há muito tempo.
Execução de Henrique Marquez é investigada
As autoridades cearenses informaram que o caso está sendo investigado por diferentes órgãos policiais do estado. A Delegacia de Polícia de Jijoca de Jericoacoara, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, trabalha na identificação dos autores do crime.