Vídeo: queda de avião com mais de 60 passageiros deixa dezenas de óbitos; imagens são impressionantes

Existe a suspeita de que o avião de chocou com pássaros, mas o caso está sendo investigado.

PUBLICIDADE

Um grave acidente envolvendo um avião da Azerbaijan Airlines chocou o mundo nesta quarta-feira (25). A aeronave, um Embraer 190, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes e caiu nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão.

Apesar do impacto devastador, as autoridades confirmaram que há 32 sobreviventes. O voo J2-8243, que partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Chechênia, Rússia, foi forçado a realizar um pouso de emergência a aproximadamente três quilômetros de Aktau.

O ministério de emergências do Cazaquistão informou que os serviços locais rapidamente extinguiram o incêndio gerado pelo impacto e realizaram o resgate das vítimas. Entre os sobreviventes estão duas crianças, enquanto as equipes de resgate trabalham na recuperação dos corpos dos falecidos.

Imagens mostram aeronave em chamas

Um vídeo do acidente capturou o momento dramático em que a aeronave atingiu o solo em chamas, seguido por uma densa fumaça preta. Passageiros feridos, visivelmente machucados, puderam ser vistos se afastando dos destroços.

Autoridades locais formaram uma comissão governamental para investigar as causas do acidente, com membros da equipe se deslocando para o local para apoiar as famílias das vítimas. O Cazaquistão também anunciou que cooperará com o Azerbaijão nas investigações.

Avião pode ter se chocado com pássaros

Dados preliminares divulgados pela agência de aviação da Rússia sugerem que o piloto tentou um pouso de emergência após uma suposta colisão com pássaros. Esta informação foi inicialmente confirmada pela Azerbaijan Airlines, mas posteriormente retirada.

Sites de rastreamento de voos indicaram que a aeronave inicialmente seguia sua rota ao longo da costa oeste do Mar Cáspio, mas desapareceu do radar antes de reaparecer próximo a Aktau, onde circulou nas proximidades do aeroporto antes da queda. Entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 da Rússia, segundo o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.