Na madrugada de quarta-feira (25), um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. A informação foi divulgada por agências de notícias russas, com base em informações do Ministério de Emergências do Cazaquistão, relatou a agência de notícias Reuters.
O avião, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), estava realizando o voo J2-8243, que partiu de Baku, capital do Azerbaijão. A aeronave tinha como destino a cidade russa de Grózni, na Chechênia.
O piloto precisou realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade de Aktau, no Cazaquistão, antes de cair. Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação.
Homem mostrou o interior da aeronave antes e depois da queda
Um dos passageiros conseguiu gravar os últimos momentos do avião antes da queda. No final do vídeo é possível observar que o homem sobreviveu e continuou gravando.
Um passageiro gravou os últimos momentos do voo que caiu hoje no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo. No final do vídeo podemos ver que o passageiro sobreviveu à queda. Podemos também observar que ele estava sentado na metade anterior da aeronave, que se desprendeu no impacto com… pic.twitter.com/FI8ySTifJJ
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
Entre os passageiros, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, conforme informado pela agência de notícias russa Interfax. O acidente foi registrado em vídeos compartilhados nas redes sociais.
🚨ASSISTA: Vídeo mostra momentos finais antes do avião cair no Azerbaijão. pic.twitter.com/RTJWHpWmR3
— CHOQUEI (@choquei) December 25, 2024
Equipes de resgate estão buscando por sobreviventes
De acordo com a Reuters, até a manhã de quarta-feira (25), 32 pessoas haviam sobrevivido ao acidente. Outras 29 estavam hospitalizadas, segundo a Associated Press.
Chilling footage captures the last minutes of Azerbaijan Airlines flight, showing the plane repeatedly climbing and diving before the tragic crash ✈️ #planecrash
— 🌸 DigiGal (@DigitalGal_) December 25, 2024
O número de mortos ainda não é oficial. A Associated Press indica que há mais de 30 mortos no acidente, mas o número poderá aumentar à medida que as equipes de resgate avançam nas buscas.