Na noite desta última quinta-feira (26), um avião da Latam Airlines foi forçado a realizar um pouso no Aeroporto Internacional de Brasília. A decisão de fazer um pouso forçado foi tomada logo após ser declarada uma situação de emergência.
O voo 3852, que tinha como destino a cidade de Teresina (PI), foi realizado por um Airbus A320 que decolou da capital federal às 21h45. Pouco após a decolagem, a tripulação relatou a emergência, e a aeronave retornou ao aeroporto de origem.
De acordo com a companhia aérea, o motivo da emergência foi uma “manutenção corretiva não programada“. Felizmente, todos os passageiros desembarcaram “em absoluta segurança“, e a Latam garantiu que todos receberam assistência necessária.
Empresa informou que tomou todas as medidas de segurança
A Latam divulgou um comunicado informando que os passageiros estavam bem e recebendo toda a assistência. A empresa ainda lamentou os transtornos causados e reforçou o compromisso com a segurança operacional e técnica, destacando que adota “todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos“
A aeronave retornou ao Aeroporto de Brasília cerca de 40 minutos após a decolagem, às 22h20. O procedimento foi realizado sem intercorrências, com o apoio da equipe de segurança do aeroporto.
Operações aéreas foram suspensas temporariamente no aeroporto
A Inframerica, responsável pela administração do aeroporto, informou que o avião solicitou o retorno às 22h, e o pouso ocorreu com sucesso 20 minutos depois. Como parte dos protocolos de segurança, as operações aéreas foram suspensas temporariamente até o pouso da aeronave, com as atividades sendo retomadas às 22h27.
O incidente gerou apreensão entre os passageiros e nas operações do aeroporto, mas felizmente tudo foi resolvido sem maiores problemas. A Latam destacou que, apesar do inconveniente, tomou todas as providências para garantir o bem-estar dos passageiros, que foram reacomodados em um novo voo para o dia seguinte.