O sargento Helton Vicente, dos bombeiros de Araquari, Santa Catarina, protagonizou um resgate heroico na última quarta-feira (25/12).
Ele correu cerca de 3 quilômetros por uma trilha estreita em um trilho de trem para salvar uma mulher de 27 anos que caiu de uma ponte de ferro enquanto tirava fotos. A queda, de aproximadamente 5 metros, deixou a vítima ferida e presa na estrutura, sobre o rio.
Bombeiro usa cadarço para segurar mulher em ponte
O acidente aconteceu em uma ponte centenária, acessível apenas por uma trilha. Após a queda, o namorado da mulher improvisou um cadarço de tênis para amarrar o braço da vítima e evitar que ela fosse arrastada pela correnteza.
Segundo o bombeiro, ele saiu correndo para chegar no local do acidente o quanto antes, já que não sabia se a vítima conseguiria ficar se segurando na estrutura da ponte. “A gente não sabia quanto tempo ela ia conseguir ficar segurando na estrutura e nesse cadarço improvisado. E poderia se romper a qualquer momento”, contou Voltolini sobre o acontecido.
Equipe de socorristas teve dificuldade em resgate
Ao chegar ao local, o sargento encontrou a vítima extremamente nervosa, sem saber nadar e já sem forças. O bombeiro disse que a principal coisa a se fazer foi passar confiança para a vítima, para que ela se acalme.
O resgate na ponte foi especialmente desafiador devido ao acesso limitado ao local. Sem apoio aéreo disponível, a equipe de resgate teve que chegar ao ponto a pé, percorrendo o trilho de trem. Enquanto Voltolini corria na frente, outros socorristas levavam os equipamentos necessários para o resgate.
Depois de ser retirada da água, a mulher foi levada para a margem do rio, onde recebeu os primeiros cuidados. Ela sofreu ferimentos no braço e na perna, além de ingerir água do rio. Os bombeiros a encaminharam para o Pronto Atendimento de Araquari para tratar os ferimentos e prevenir infecções causadas pelo contato com a ferragem enferrujada e a água contaminada.