As autoridades sul-coreanas iniciaram uma investigação detalhada para determinar as causas do acidente aéreo ocorrido no Aeroporto Internacional de Muan, que deixou 176 mortos neste domingo (29). A aeronave, um Boeing 737-800 da Jeju Air, saiu da pista durante o pouso e colidiu com um muro.
Uma das hipóteses iniciais aponta que uma falha no trem de pouso, ocasionada por uma colisão com pássaros, pode ter causado o acidente. Imagens divulgadas pela imprensa sul-coreana mostra o momento em que sai fogo do motor direito da aeroanave, provavelmente ocasionado por choque com pássaro.
Vídeo mostra explosão em motor
Equipes de resgate continuam no local do acidente, trabalhando para localizar desaparecidos e retirar vítimas dos destroços. Pelo menos duas pessoas teriam sido resgatadas com vida pelos socorristas. O trabalho de recuperação é lento devido à extensão dos danos e à dificuldade de acesso a partes da fuselagem.
BREAKING: South Korean media releases footage capturing a bird strike on Jeju Air Flight 2216 before its crash
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) December 29, 2024
A imagem divulgada pela imprensa da Coreia do Sul parece indcar que houve colisão com pássaros antes do pousou da aeronave. Não se sabe ainda qual a ligação da explosão no motor direito do avião da Jeju Air com a falha no trem de pouso. O vídeo do acidente mostra que o trem de pouso não estava abaixado.
https://x.com/Metropoles/status/1873176510712168458
Vídeo do acidente
O vídeo que registra o pouso do avião e o choque com o muro do aeroporto pode ser assistido acima. Assim que se choca com o muro, a aeronave explode e a cena indica que as chances de ter sobreviventes parecem pequenas. Oficialmente, 176 óbitos estavam confirmados.