Na madrugada da última quarta-feira (25), um avião da Azerbaijan Airlines sofreu um grave acidente nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão. O incidente foi reportado por agências de notícias russas, com base em informações divulgadas pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, declarou neste domingo (29) que a aerovave foi alvejada por disparos e que o tiro responsável pela queda de um avião no Cazaquistão teria vindo da Rússia. O incidente, que ocorreu recentemente, gerou grande comoção internacional. A afirmação foi feita em um comunicado oficial, no qual Aliyev apontou a necessidade de investigação aprofundada sobre o caso.
Detalhes do incidente
“Nosso avião foi derrubado por acidente“, afirmou Aliyev à emissora estatal do Azerbaijão. Em complemento ao relato, ele ainda comunicou que a aeronave enfrentou uma espécie de interferência eletrônica e, em seguida, foi atingida enquanto se aproximava de Grósnia, uma localidade no sul da Rússia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou formalmente suas desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado (28), pelo “incidente trágico” ocorrido na semana passada. O episódio envolveu a queda de um avião da Azerbaijan Airlines no espaço aéreo russo, em meio a operações de defesa contra drones ucranianos.
Relações diplomáticas entre os dois países
“Fomos testemunhas de tentativas claras de encobrir o assunto“, declarou o líder do Azerbaijão, que mantém vínculos próximos com a Rússia e estudou em uma das mais prestigiadas universidades de Moscou. Aliyev afirmou que desejava que a Rússia reconhecesse sua responsabilidade pelo abatimento da aeronave e penalizasse os envolvidos no incidente fatal.