Neste domingo (29), uma tragédia aérea ocorreu no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, quando um Boeing 737-800 da Jeju Air, que transportava 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista durante o pouso. A aeronave bateu contra o muro e causou uma grande explosão. Apenas duas pessoas sobreviveram.
De acordo com informações da agência coreana Yonhap, houve uma falha no trem de pouso do avião, causada por uma colisão com pássaros pouco antes do pouso. O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul informou que os pilotos foram avisados sobre a possibilidade de colisão com as aves.
Vídeo mostra momento em que aeronave explode ao se chocar contra muro
Uma emissora local mostrou com exclusividade cenas do momento da tragédia. Sem o trem de pouso, o avião tentou pousar na pista, mas acabou ultrapassando a extensão e se chocando contra o muro. Logo depois, é possível ver a explosão causada pela aeronave, que estava em alta velocidade.
Outro ângulo dos segundos finais do acidente com o voo da Jeju Air na Coreia do Sul. O avião parece rápido e instável na aproximação final, não podemos determinar em que altura da pista o jato tocou o solo. pic.twitter.com/bd3X6yNHgi
— Mochilando na Aviação (@MocAviacao) December 29, 2024
Dois dias antes da explosão, avião realizou pouso de emergência
Dois dias antes do ocorrido, o mesmo avião que explodiu precisou realizar um pouso de emergência. Segundo informações, um passageiro a bordo passou mal e precisou de atendimento médico urgente. O avião foi desviado de sua rota original e pousou em Seul, na Coreia do Sul, para atender à emergência médica.
O avião partiu na sexta-feira (27) da ilha de Jeju, na Coreia do Sul, com destino a Pequim, na China. Ainda de acordo com o jornal New York Times, após o pouso forçado, o avião realizou 10 viagens, passando pela Coreia do Sul, Tailândia, Japão, China, entre outros países.