Uma tragédia marcou as celebrações de Ano Novo em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Na noite do dia 31 de dezembro, um motorista avançou com um veículo sobre uma multidão que comemorava a virada de ano na região da Bourbon Street, uma das áreas mais icônicas da cidade.
O ataque, que também envolveu disparos de arma de fogo, deixou ao menos dez mortos e outras 30 pessoas feridas, conforme informações da agência oficial de preparação para desastres, NOLA Ready. O episódio de violência ocorreu a poucas horas do Sugar Bowl, tradicional jogo de futebol americano entre universidades, que atrai turistas de várias partes do país para Nova Orleans.
Testemunhas relataram momentos de pânico e desespero, com várias pessoas sendo atropeladas pelo veículo em alta velocidade. Em seguida, o motorista teria saído do carro e disparado contra os presentes, enquanto agentes da polícia revidavam os tiros.
Comunicado oficial e respostas iniciais
De acordo com a NOLA Ready, “O 8º Distrito está atualmente trabalhando em um incidente com vítimas em massa envolvendo um veículo que atropelou uma grande multidão nas ruas Canal e Bourbon“. Ainda segundo o comunicado, há 30 pacientes feridos que foram transportados pelo NOEMS (New Orleans Emergency Medical Services) e 10 fatalidades.
Breaking: At least 10 dead, many injured, after truck rams into a crowd of people on Bourbon Street in New Orleans. pic.twitter.com/Lf6T0tK9bN
— PM Breaking News (@PMBreakingNews) January 1, 2025
As vítimas feridas foram levadas para hospitais da região, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde ou a gravidade dos casos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o caos instaurado no local, com equipes de resgate prestando socorro às vítimas e ambulâncias transportando os feridos.
Relatos de testemunhas
Kevin Garcia, de 22 anos, descreveu a cena como um “horror”. Em entrevista, ele relatou: “Tudo o que vi foi um veículo batendo em todos no lado esquerdo da calçada da Bourbon“.
Pelo menos 10 pessoas morreram e 30 ficaram feridas depois que um veículo atingiu uma grande multidão em Nova Orleans, na Canal e na Bourbon Street, de acordo com a agência oficial de preparação para desastres da cidade, NOLA Ready. #CNNBrasil pic.twitter.com/QhP7fAmufX
— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 1, 2025
Outro sobrevivente, Whit Davis, também de 22 anos, contou que estava em uma boate próxima quando ouviu gritos. “Todos começaram a gritar e a berrar e a correr para os fundos, e então basicamente entramos em lockdown por um tempo. Depois acalmou, mas eles não nos deixaram sair [da boate]”, revelou.