Nove pessoas de uma mesma família passam mal depois de comerem peixe doado; bebê de 1 ano e adolescente não resistiram

Suspeita de envenenamento está sendo investigada pela Polícia Civil do Piauí.

PUBLICIDADE

Um caso de intoxicação alimentar grave envolvendo uma família de Parnaíba, no litoral do Piauí, resultou na morte de um bebê de 1 ano e de um adolescente de 17 anos. Ao todo, nove pessoas da mesma família passaram mal após consumir um peixe doado.

As vítimas apresentaram sintomas de envenenamento, como sudorese intensa, rebaixamento do nível de consciência e frequência cardíaca abaixo do normal. A primeira morte foi registrada na quarta-feira (1º), quando Manoel Leandro da Silva, de 17 anos, não resistiu.

Bebê faleceu no hospital

Nesta quinta-feira (2), o bebê Igno Davi também faleceu no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, onde estava internado. Outras cinco pessoas da família seguem hospitalizadas, duas delas em estado gravíssimo. Entre os casos mais preocupantes está Francisca Maria da Silva, de 32 anos, mãe de Igno Davi e dos meninos Ulisses Gabriel e João Miguel, que morreram em agosto de 2024 após ingerirem cajus contaminados.

Ela foi entubada e segue sob cuidados intensivos no Heda. Não há confirmação se os dois episódios possuem alguma ligação. O peixe consumido pela família fazia parte de uma cesta básica doada na terça-feira (31).

Origem do envenenamento ainda é desconhecida

Segundo informações da Polícia Civil, o alimento foi servido com arroz que já estava na casa da família. Amostras dos alimentos e material genético das vítimas foram recolhidos para análise. O diretor técnico do Heda, Carlos Teixeira, confirmou que todos os pacientes estão recebendo atendimento prioritário. Ele destacou que a origem do envenenamento ainda é desconhecida, e exames estão sendo realizados para identificar as possíveis substâncias tóxicas que causaram o incidente.