Nesta sexta-feira (3), um engavetamento gigantesco envolvendo cerca de 95 veículos ocorreu na rodovia Astana-Petropavlovsk, no Cazaquistão. O acidente foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver a confusão provocada pelos carros batidos e motoristas superagasalhados. Todos estavam tentando se proteger do frio intenso enquanto lidavam com a tempestade de neve que dificultava a visibilidade e a mobilidade na região.
Investigações preliminares, segundo a imprensa local, apontam que as condições climáticas extremas foram um fator crucial para a ocorrência do acidente. Mas falhas na segurança ao conduzir também desempenharam um papel importante.
Neve atrapalhou a visibilidade
A visibilidade comprometida pela neve e as baixas temperaturas provavelmente tornaram a situação ainda mais perigosa. Os motoristas, ao se depararem com a tempestade, não teriam conseguido reagir adequadamente.
حادث سير في كازاخستان يسفر عن اصطدام 95 مركبة دون وقوع أي إصابات pic.twitter.com/iozoRdiwga
— Kurdistan24 عربية (@arabick24) January 3, 2025
Após o acidente, equipes de resgate trabalharam intensamente no local, enquanto máquinas ajudavam a liberar a pista. O tráfego foi parcialmente restaurado sob supervisão policial.
Equipes de resgate continuam trabalhando
Por volta das 12h do horário de Brasília, o órgão responsável pelas estradas do Cazaquistão, via Telegram, informou que 41 veículos ainda não haviam sido removidos do local. Para oferecer alívio aos motoristas, foi montado um posto móvel de aquecimento, onde foram servidas refeições quentes e chá.
O Departamento de Saúde de Akmola relatou que, devido à colisão, 20 pessoas ficaram feridas, incluindo oito crianças. Entre as vítimas, três foram levadas para o Hospital Central Distrital de Akkol com quadro estável. Já 11 feridos foram encaminhados ao Hospital Central Distrital de Bulandy, com traumatismos cranioencefálicos, fraturas e contusões. Outros seis indivíduos receberam tratamento ambulatorial.