Um vídeo que circula de forma viral nas redes sociais mostra um navio de cruzeiro no litoral da cidade de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Nas imagens, a embarcação aparece despejando uma água turva no mar.
Rapidamente, internautas levantaram a hipótese de que o líquido despejado poderia ser esgoto do navio. Apesar de não haver comprovação, a tese ganhou força e gerou indignação em muitos usuários.
Internautas acusam navio de cruzeiro de despejo de água de esgoto nas águas de Balneário Camboriú
Nas imagens, é possível observar que a água apresentava uma aparência turva. Além disso, um material aparentemente sólido foi associado a dejetos humanos. A proximidade do despejo com a praia frequentada por turistas intensificou as críticas à operadora do navio. Contudo, a realidade por trás das imagens é outra.
Operadora do navio de cruzeiro se manifesta
De acordo com a Costa Cruzeiros, responsável pela operação do navio que aparece nas imagens, o líquido despejado no mar não era esgoto. O material seria resultado da limpeza da âncora, procedimento considerado legal. Já o material sólido, que foi confundido com dejetos humanos, seria apenas lama retirada do fundo do oceano.
“A Costa Cruzeiros esclarece que essas imagens se referem ao procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela. A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade”, diz a nota.