Esgoto e fezes humanas? Essa é a verdade por trás do navio de cruzeiro acusado de despejar água suja em Balneário Camboriú

Imagens de um navio de cruzeiro despejando uma água turva no mar de Balneário Camboriú tem repercutido entre os internautas nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Um vídeo que circula de forma viral nas redes sociais mostra um navio de cruzeiro no litoral da cidade de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Nas imagens, a embarcação aparece despejando uma água turva no mar.

Rapidamente, internautas levantaram a hipótese de que o líquido despejado poderia ser esgoto do navio. Apesar de não haver comprovação, a tese ganhou força e gerou indignação em muitos usuários.

Internautas acusam navio de cruzeiro de despejo de água de esgoto nas águas de Balneário Camboriú

Nas imagens, é possível observar que a água apresentava uma aparência turva. Além disso, um material aparentemente sólido foi associado a dejetos humanos. A proximidade do despejo com a praia frequentada por turistas intensificou as críticas à operadora do navio. Contudo, a realidade por trás das imagens é outra.

Operadora do navio de cruzeiro se manifesta

De acordo com a Costa Cruzeiros, responsável pela operação do navio que aparece nas imagens, o líquido despejado no mar não era esgoto. O material seria resultado da limpeza da âncora, procedimento considerado legal. Já o material sólido, que foi confundido com dejetos humanos, seria apenas lama retirada do fundo do oceano.

“A Costa Cruzeiros esclarece que essas imagens se referem ao procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela. A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade”, diz a nota.