Após o fim da pandemia de Covid-19, há 5 anos, a China enfrenta um surto de metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório que causa infecções leves. As autoridades de saúde do país, que já aguardavam por um aumento nas infecções respiratórias no inverno, detectaram um aumento significativo de casos.
A China montou um sistema de monitoramento para o HMPV em dezembro do último ano. Por meio do sistema, o país identificou um aumento do HMPV nas províncias do norte, especialmente em crianças com menos de 14 anos. Além do metapneumovírus humano, o surto local também inclui gripe A, Mycoplasma pneumoniae e o coronavírus.
Vídeo de hospital lotado gerou preocupação nas redes sociais
O surto gerou preocupação nas redes sociais, onde vídeos de hospitais lotados na China se espalharam rapidamente. No entanto, ainda não houve declarações oficiais pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o risco de uma nova pandemia.
O HMPV é um vírus respiratório que causa sintomas similares aos de um resfriado, como tosse, coriza, dor de garganta e febre. Embora a maioria das pessoas se recupere com repouso, alguns casos podem evoluir para complicações como pneumonia e bronquite.
Prevenção e Tratamento
O HMPV é transmitido pelo contato com pessoas infectadas, além de contato com secreções respiratórias ou superfícies contaminadas por tosse e saliva de alguém infectado. Por enquanto, não há vacina ou tratamento antiviral específico, sendo o alívio sintomático a principal abordagem. Medidas de prevenção incluem lavar as mãos frequentemente e evitar o contato com pessoas infectadas.