A China estaria lidando com um surto viral de origem desconhecida que tem causado superlotação nos hospitais, especialmente nas alas pediátricas. Segundo informações do perfil do jornalista Luiz Bacci, imagens compartilhadas nas redes sociais mostram unidades hospitalares lotadas, com pais segurando crianças doentes em longas filas nas emergências pediátricas. Ele divulgou um vídeo que mostra pessoas de máscara.
Segundo o jornalista, crematórios também estariam enfrentando uma demanda excessiva. O jornalista escreveu que o país estaria ‘no escuro’ neste momento porque não haveria comunicados oficiais das autoridades sobre a real situação da China neste momento. Bacci disse que a situação estaria gerando comparativos com os primeiros dias da pandemia de Covid-19.
Luiz Bacci compartilha vídeo nas redes e fala em epidemia de novo vírus
O jornalista Luiz Bacci escreveu ainda que a imprensa local teria apontado o nome do vírus: metapneumovírus humano (HMPV), um vírus pouco conhecido que geralmente causa sintomas leves semelhantes aos de um resfriado. Essas características lembrariam o vírus da Covid-19.
No texto, Bacci lembrou que a China foi atingida por uma onda de pneumonia de micoplasma no inverno de 2022 e 2023. Conhecida como “pulmão branco”, a doença abaixa as defesas do corpo de crianças e resulta na necessidade de isolamento.
Silêncio de autoridades seria preocupante, diz jornalista
Ainda na publicação, Luiz Bacci contou que dados do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC) apontaram que a gripe comum é a principal causa do surto. Cerca de 30% dos testes seriam positivos para Influenza.
Bacci contou que uma em cada sete pessoas teriam doenças respiratórias graves confirmadas como gripe. Sobre as autoridades locais, o comunicador escreveu que nem o governo e nem a Organização Mundial da Saúde comentaram a notícia e que o CCDC que doenças semelhantes à gripe estariam aumentando neste período.