Susan de Sousa Sena, uma mulher afrodescendente de 35 anos, relatou ter sido vítima de injúria racial por uma rede famosa de varejo. O episódio aconteceu ao receber um e-mail da Magazine Luiza com a saudação “olá, macaca”.
Susan, moradora de São Paulo, estava comprando uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja quando percebeu que precisava atualizar seus dados cadastrais. Após realizar a atualização, recebeu um e-mail de confirmação com a saudação ofensiva.
A mulher ficou extremamente chocada e abalada ao ser vítima do preconceito
“Eu fiquei parada uns 20 minutos na cama, sem entender o que aconteceu. Isso é muito sério, eu já chorei em casa, na rua e na delegacia.“, desabafou a vítima da injúria racial ao ter contato com o e-mail da loja.
Uma funcionária do setor de diversidade e inclusão do Magazine Luiza entrou em contato com Susan, informando que o termo ofensivo havia sido inserido como sobrenome da cliente. A mulher afirmou ainda que alguém teria registrado “macaca” no cadastro. A empresa está investigando o caso para identificar a origem da alteração e tomar as medidas cabíveis.
Virou caso de polícia e incidente está sendo investigado
Susan registrou um boletim de ocorrência por injúria racial no 50º Distrito Policial de São Paulo. O caso está sob investigação para determinar responsabilidades e possíveis ações legais.
O incidente gerou indignação nas redes sociais, com usuários expressando solidariedade à vítima e cobrando posicionamento do Magazine Luiza. A empresa reafirmou seu compromisso com a diversidade e informou que está apurando internamente o ocorrido.