Lula faz piada sobre apelido dado para Alexandre de Moraes: ‘você nunca mais vai se libertar’

Alexandre de Moraes é relator no STF e recebeu apelido dos apoiadores de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Durante o governo Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acabou se destacando sendo colocado em uma posição de evidência. Escolhido como inimigo por boa parte da administração de Bolsonaro, Moraes se tornou uma das figuras mais proeminentes na oposição ao governo.

Embora ocupe o cargo de ministro da Suprema Corte brasileira, Alexandre de Moraes foi visto como uma figura de oposição ao antigo governo, especialmente devido às decisões que contrariaram os interesses da gestão Bolsonaro. Essas ações de Moraes geraram descontentamento entre os apoiadores do ex-presidente.

Apelido dado para Alexandre de Moraes

Neste clima de tensão, Alexandre de Moraes acabou ganhando um apelido que rapidamente viralizou: Xandão. O termo se espalhou e passou a ser utilizado por uma ampla parcela da população, tanto por aqueles que apoiam o ministro quanto por seus críticos, tornando-se um símbolo das intensas divisões políticas da época.

Foi exatamente sobre esse assunto que o presidente Lula fez uma piada na última quinta-feira (08/01). Durante um evento realizado para comemorar a democracia e recordar o 8 de janeiro de 2023, Lula fez a brincadeira, mencionando o apelido Xandão de maneira descontraída, o que gerou reações nas redes sociais e chamou a atenção do público.

Lula falou sobre o assunto em evento

“Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito, vim vivendo a vida da Suprema Corte brasileira, e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido. Um apelido, dado pelo povo, chamado ‘Xandão’. É um apelido que já pegou. E, desse apelido, você nunca mais vai se libertar”, disse Lula.

Alexandre de Moraes estava presente no evento e, apesar de seu perfil discreto em relação à vida pessoal, não conseguiu segurar a risada diante da piada feita pelo presidente Lula. O ministro, que costuma se manter mais reservado, acabou se divertindo com a situação, gerando um momento descontraído no evento.