Um grave acidente aéreo em Ubatuba, no litoral paulista, deixou o piloto morto e quatro passageiros feridos nesta quinta-feira (9). A aeronave ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na Praia do Cruzeiro. Entre os sobreviventes estavam um casal, Mireylle Fries e Bruno Almeida Souza, e seus dois filhos, que foram levados ao hospital conscientes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as quatro vítimas foram retiradas do avião em estado estável, apesar da gravidade do acidente. Já o piloto, Paulo Seghetto, não resistiu após ser resgatado com vida. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, veio a óbito no local.
Avião saiu da pista e explodiu em Ubatuba
O avião, modelo Cessna 525, enfrentava condições climáticas adversas no momento do pouso. A pista curta e molhada dificultou a frenagem, levando à chamada excursão de pista, quando a aeronave ultrapassa os limites do aeródromo. O aeroporto de Ubatuba é conhecido por sua infraestrutura limitada para aeronaves de médio porte.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave não estava autorizada para táxi aéreo, embora sua operação privada estivesse regular. Essa irregularidade será um dos pontos investigados pelo Cenipa, órgão da FAB responsável por apurar acidentes aeronáuticos.
Momento da queda de avião em Ubatuba/SP pic.twitter.com/dRND0qw2Mm
— O Polímata (@Polimat_a) January 9, 2025
Estado de saúde das vítimas
Erica Ramalho, capitão do Corpo de Bombeiros, falou sobre o estado dos quatro passageiros no momento do resgate. O homem estava consciente e orientado. A mulher estava consciente, mas desorientada. “As crianças saíram todas conscientes, porém um pouco desorientadas. Este é o estado de saúde das vítimas”, explicou. A capitã confirmou ainda que o piloto foi a única vítima fatal.