A videomaker Mariana Lopes, de 37 anos, tem enfrentado uma onda de ataques nas redes sociais por permitir que seu filho Sebastião, de 8 anos, se vista com vestidos e roupas de princesa. Em meio a críticas e julgamentos, ela tem usado seu perfil para compartilhar sua vivência como mãe e mulher.
Mariana aborda questões de preconceito e os estereótipos impostos pela sociedade sobre o que uma criança pode ou não usar. “O meu perfil é um diário em que eu conto as minhas vivências como mãe. Não tem nada relacionado a partido político, negligência infantil ou religião”, disse ela.
Em seguida a videomaker explicou que quem não tem interesse no conteúdo de seu perfil, é só não segui-la no Instagram. Atualmente ela está com quase 40 mil seguidores na rede social.
Internautas criticaram a escolha do garotinho
A situação ganhou notoriedade quando Sebastião, seu filho, se vestiu como Elsa, personagem do filme Frozen, algo que gerou um intenso debate online. A escolha foi movida pelo amor da criança pela trilha sonora e pelo poder mágico da princesa.
Como era de se esperar, não demorou para que surgissem comentários reprovadores. Apesar dos ataques, Mariana continua defendendo o direito de seu filho a escolher o que deseja vestir e a explorar sua individualidade sem ser julgado.
Mãe defendeu gosto do filho
Mariana não apenas reforça que Sebastião está apenas sendo ele mesmo, mas também incentiva o irmão mais velho, Vicente, de 11 anos, a seguir o mesmo caminho de liberdade de expressão. “Meu filho só quer brincar das coisas que ele acha bonito e legal, sem ser julgado ou questionado. Ele só tem 8 anos”, desabafou.
A videomaker também aproveitou o espaço nas redes sociais para esclarecer que Sebastião não é uma criança trans, como alguns supuseram. Mariana disse que o filho tem direito de explorar sua identidade sem limitações de gênero.