Informações falsas circulam nas redes sociais afirmando que a Receita Federal estaria cobrando um imposto para usuários que movimentam mais de R$ 5 mil via PIX. O secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, desmentiu as alegações: “isso é falso, não é verdade”, declarou ao g1.
A fraude envolve mensagens que simulam comunicados oficiais, incluindo boletos falsos, com o objetivo de enganar vítimas e extorquir dinheiro. Uma das mensagens mais compartilhadas contém o texto: “Bom dia Sr. Neuso, você foi taxado por usar mais de 5 mil reais no PIX neste mês. Para evitar o bloqueio total do seu CPF, pague o boleto à seguir no valor de R$ 845,20.”
Os criminosos ainda incluem símbolos semelhantes ao logotipo oficial da Receita Federal para dar aparência de autenticidade.
Receita Federal esclarece
Em nota oficial publicada no site da Receita Federal, o órgão reforça que não há qualquer tipo de tributação sobre as transações realizadas via PIX e que não envia cobranças ou comunicados por WhatsApp, SMS ou redes sociais. “Não existe tributação sobre PIX, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, afirma o comunicado.
Como se proteger?
Desconfie de cobranças inesperadas: A Receita Federal não utiliza aplicativos de mensagens para enviar boletos ou alertas.
Verifique informações: Sempre consulte os canais oficiais da Receita Federal em caso de dúvidas.
Não compartilhe dados pessoais: Evite informar dados financeiros a remetentes desconhecidos.
Se você receber mensagens suspeitas como essa, denuncie imediatamente às autoridades competentes. Fique atento e proteja-se contra fraudes.