Um terremoto foi registrado em território do México neste domingo, dia 12 de janeiro. Os tremores de terra atingiram magnitude de 6,2 na escala Richter. O incidente aconteceu na região Sudoeste do país, conforme apurou o Serviço de Geologia dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto foi localizado a uma distância de aproximadamente oito quilômetros da cidade de Coalcomán de Vázquez Pallares, um município com cerca de 20 mil habitantes, situado a 600 quilômetros da Cidade do México, a capital do país. Até o momento, não há informações sobre eventuais feridos em razão dos tremores.
Presidente do México se manifesta sobre terremoto
Por meio das redes sociais, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, se manifestou sobre o terremoto. Segundo ela, o governo, até o momento, não tem informações sobre a proporção dos danos decorrentes do tremor de terra.
O Comitê Nacional de Emergência do país já está atuando no caso, com equipes enviadas ao local do terremoto para os trabalhos de vistoria. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, os tremores ocorreram a uma profundidade de 86,2 quilômetros.
Por que há tantos terremotos no México?
Geologicamente, o México se encontra em um local muito delicado da crosta terrestre. No território mexicano, há o encontro de cinco placas tectônicas que, por suas movimentações naturais, geram frequentes tremores de terra. Um exemplo disso ocorreu no dia 19 de setembro de 2017, quando um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter causou 369 óbitos, a maioria das vítimas na Cidade do México.