Uma notícia divulgada pelo site Revista Oeste diz que, na gestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a secretaria responsável por realizar campanhas publicitárias teria gasto R$ 278,3 milhões entre o dia 1º de janeiro de 2023 e o dia 27 de dezembro de 2024. Esses seriam valores que teriam sido repassados para o Grupo Globo.
Recentemente, o presidente Lula demitiu o chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o agora ex-ministro Paulo Pimenta. De acordo com o portal, o levantamento foi realizado a partir de dados disponibilizados pela própria Secom à revista Oeste.
Site compara supostos valores pagos por gestão Lula e Bolsonaro
Segundo a revista Oeste, os R$ 278,3 milhões que teriam sido pagos para o canal pelo governo Lula quase alcançam os R$ 280,2 milhões que a Secom da era Bolsonaro teria distribuído à Globo para fazer publicidade em quatro anos de gestão. Veja abaixo o infográfico apresentado pelo site.
No quadro comparativo apresentado pela Revista Oeste, são mostrados valores diversos. No primeiro ano de governo Lula, em 2022, ele teria repassado mais de R$ 153,6 milhões e, no segundo ano, mais de R$ 98,4 milhões. Já no governo Bolsonaro, os valores ano a ano vão de R$ 29 milhões a R$ 83,8 milhões.
Novo ministro tomará posse na Secretaria da Comunicação de Lula terça-feira (14/1)
Com a saída de Paulo Pimenta, quem assumirá a Secom foi Sidônio Palmeira. O novo ministro é publicitário e cuidou do marketing de campanha do presidente Lula na última eleição.
Sidônio Palmeira toma posse na próxima terça-feira, dia 14 de janeiro, às 11h. Nascido na Bahia, o publicitário se aproximou do PT em 2006, quando foi responsável por comandar a campanha de Jaques Wagner em seu estado natal.