Entenda a bolha de calor que está atingindo o Brasil com temperaturas de até 40ºC

Aumento na frequência de eventos como esse preocupa especialistas e população.

PUBLICIDADE

Uma intensa bolha de calor está prestes a atingir vários estados brasileiros nesta semana, trazendo temperaturas extremas para algumas regiões. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno deve impactar especialmente os estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Uma bolha de calor é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma área de alta pressão permanece estacionária sobre uma região por dias ou até semanas. Essa condição aprisiona o ar quente na superfície, funcionando como uma tampa que impede a circulação do ar. De acordo com a MetSul, a atual bolha de calor na América do Sul tem seu epicentro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

A alta pressão atua como uma cúpula, desviando sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor. Esse bloqueio resulta no aquecimento da atmosfera e na dissipação de nuvens, intensificando ainda mais o calor nas regiões afetadas.

Impactos e relação com as mudanças climáticas

Estudos indicam que a frequência e a intensidade das bolhas de calor têm aumentado devido às mudanças climáticas. Esses eventos extremos são impulsionados pelo aquecimento global, que intensifica os efeitos das massas de ar quente. Segundo a MetSul, evidências sugerem que as mudanças climáticas estão tornando essas cúpulas de calor mais frequentes e duradouras, elevando-as ainda mais na atmosfera.

Com a intensificação desse fenômeno, os brasileiros devem se preparar para enfrentar dias de calor extremo e buscar medidas de proteção contra os efeitos do calor excessivo, como hidratação constante e evitação de exposição prolongada ao sol.

O que aconteceu?

Municípios do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão entre os mais afetados. Em São Paulo, o calor intenso será mais perceptível em cidades localizadas a oeste do interior paulista. Nessa mesma região e também no oeste dos outros estados, as temperaturas podem variar entre 35 °C e 40 °C ao longo da semana. Segundo a MetSul, a bolha de calor irá expandir sua influência, atingindo latitudes médias da América do Sul com temperaturas extremamente altas em diversas localidades.