A pessoa que tem colesterol alto pode apresentar sérios impactos na saúde. Isso porque o problema silencioso pode levar a graves complicações, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Há duas categorias de colesterol: o LDL, também chamado de colesterol prejudicial, e o HDL, conhecido como colesterol bom. O HDL atua na eliminação do excesso de moléculas de gordura do corpo, enquanto o LDL, quando em excesso, se fixa nas paredes das artérias, resultando em placas que diminuem a largura dos vasos sanguíneos.
Condição pode demorar a apresentar sintomas
É importante ressaltar que os desequilíbrios nas taxas de colesterol costumam surgir quando já há um comprometimento nas artérias. Os níveis desregulados afetam a circulação do sangue no organismo.
De acordo com o especialista Paulo Miranda, endocrinologista, a maioria dos indivíduos que possuem o LDL alto são assintomáticos. “Ao longo da vida, o colesterol elevado pode passar despercebido, sem sintomas visíveis. Isso é um risco e tanto, pois a principal consequência do colesterol alto é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio”, explica o profissional.
Para prevenir esse tipo de situação, o ideal é manter o check-up em dia. Fazer exames periodicamente ajudam a reconhecer pequenos sinais da condição, como alterações repentinas no organismo. Dessa maneira possível investigara para saber se existe algo mais sério.
Alterações nas unhas que podem indicar que seu colesterol está alto
Os xantomas são lesões que podem aparecer em diferentes regiões do corpo e estão associadas ao colesterol alto. Elas podem se concentrar na pele, unhas e tendões. A condição pode provocar alterações na aparência e saúde das unhas.
A unha pode ficar com saliências, amarelada, quebradiça e com risco maior de perda Em situações mais graves pode haver o comprometimento sanguíneo acarretando a interrupção do crescimento. É importante procurar ajuda profissional, pois somente o médico pode dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento.