O intestino exerce um papel muito importante no organismo. Ele é responsável por atuar no processo de digestão e absorção de nutrientes para o bom funcionamento do corpo. Depois de consumir os alimentos, o intestino delgado tem a função de decompor as partículas alimentares em nutrientes menores, tais como aminoácidos, açúcares simples e ácidos graxos, que são então transportados para o sangue.
Já o intestino grosso absorve água e sais minerais, dando origem às fezes que serão eliminadas. Vale ressaltar que o intestino abriga uma extensa comunidade de microrganismos, que auxiliam na digestão, produção de vitaminas e defesa contra agentes patogênicos. É importante frisar a importância de ter um intestino saudável, pois ele ajuda a manter o sistema imune eficiente.
Muita gente não sabe, mas boa parte das células de imunidade do organismo está localizada na mucosa do intestino. Problemas intestinais podem impactar o bem-estar mental, pois ele está interligado por meio do eixo intestino-cérebro. Por esse motivo, é extremamente importante o bom funcionamento do órgão para manter o equilíbrio imunológico, nutricional e psicológico do indivíduo.
O que ocorre com o corpo se o intestino não funciona corretamente?
A expressão “intestino inflamado” faz referência à inflamação das paredes do intestino, que pode acontecer em diversas áreas do sistema digestivo. Esta inflamação pode provocar uma variedade de sintomas desagradáveis e, se não for tratada, pode resultar em complicações sérias.
Dor abdominal e cólicas, diarreia frequente e, em alguns casos, com sangue ou muco, perda de apetite e emagrecimento inexplicável, cansaço e uma sensação geral de desconforto, além de náuseas e vômitos, em situações severas, são os sintomas principais que devem ser observados. Veja abaixo as causas mais comuns de inflamação intestinal.
- Infecções virais, bacterianas ou parasitárias
- Intolerância ao glúten
- Intolerância à lactose e reações alérgicas a certos alimentos
- Doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e colite ulcerativa
Vale ressaltar que o uso de alguns medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem provocar irritação no revestimento do intestino. Caso apresente os sintomas citados busque ajuda profissional.
Tratamento
Após o diagnóstico, o médico responsável vai avaliar o melhor tratamento para cada caso. Pode ser necessário uso de medicação, ajuste na dieta e suplementação nutricional para compensar deficiências nutricionais. Além disso, é importante adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo atividade física regular.