A Polícia Civil de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, está apurando se uma parada cardiorrespiratória contribuiu para a queda de um passageiro da escada de desembarque de um avião no último domingo (19). De acordo com o boletim de ocorrência, Marco Antonio D’Amico foi encontrado pelos bombeiros já em parada cardiorrespiratória após sofrer a queda.
Testemunhas relataram que ele bateu a cabeça contra o chão, o que agravou a situação. Os bombeiros e médicos presentes realizaram procedimentos de reanimação, mas Marco Antonio não resistiu e faleceu no local.
Investigação do óbito de passageiro de avião
Gustavo Amaral, bombeiro responsável pelos primeiros socorros, relatou que havia vestígios de sangue próximo ao corpo. Ele explicou que apenas a perícia poderá determinar a causa do sangramento e o motivo exato da queda, que pode ter sido causada por um infarto, AVC, desmaio ou outro problema de saúde.
O passageiro estava a bordo do voo 3082 da Latam Airlines Brasil, que decolou de Congonhas, em São Paulo, às 17h35, e pousou em Rio Preto às 18h25. O corpo foi velado na segunda-feira (20), em Capelas Prever, e cremado em seguida.
Investigação de óbito em aeroporto em São José do Rio Preto
A investigação agora depende do laudo necroscópico e do laudo técnico do local para esclarecer as circunstâncias do incidente. A concessionária Aeroportos Paulistas (ASP) afirmou que prestou atendimento imediato e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Latam também confirmou que acionou equipes de emergência logo após o ocorrido. O incidente causou atrasos no voo LA3087, programado para 19h05, que decolou apenas às 21h36, após os procedimentos necessários no aeroporto.