Uma forte tempestade atingiu a cidade de São Paulo, nesta sexta-feira (24), afentando o transporte público, além de causar transtornos aos moradores. A chuva provocou enchentes, desabamentos e danos em diversas áreas.
A tempestade deixou ruas e avenidas completamente alagadas, dificultando a circulação de veículos e pedestres. Em alguns pontos, o nível da água subiu rapidamente, invadindo comércios e estabelecimentos. Motoristas ficaram presos em vias inundadas, enquanto o transporte coletivo enfrentou atrasos significativos, prejudicando a rotina de milhares de pessoas.
Enchentes e transtornos
As zona norte de São Paulo foi a região da cidade mais afetada pelas chuvas, com registros de alagamentos severos que interromperam o tráfego em vias importantes. Pontos de ônibus ficaram lotados e usuários de metrô enfrentaram problemas devido ao fato das águas invadirem as estações.
➡️ Caos em SP: tempestade provoca enchentes e desabamentos
Tempestade causa desabamentos e enchentes em toda São Paulo. Na zona norte, o teto de um shopping desabou e ruas estão alagadas
Leia: https://t.co/e4VPoFmKrr pic.twitter.com/LSronv1mGy
— Metrópoles (@Metropoles) January 24, 2025
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o caos causado pela tempestade. Em plena tarde de uma sexta-feira, o dia escureceu devido às nuvens escuras que tomaram conta de São Paulo.
▶️ Veja imagens da forte tempestade que atinge São Paulo nesta sexta-feira (24/1) e que tem provocado enchentes por toda a cidade.
A Defesa Civil emitiu um alerta de rajadas de vento e risco de alagamento. “Mantenha-se em local seguro”, diz o comunicado pic.twitter.com/0yV4NQcWv5
— Metrópoles (@Metropoles) January 24, 2025
Casos de desabamentos de empreendimentos e imóveis
Nas mídias, os relatos capturados por quem estava no local impressionam. É possível ver uma estação de metrô sendo tomada pelas águas e o teto do Shopping Center Norte desabando. Imagens compartilhadas nas redes sociais revelam várias vias da área completamente alagadas, com veículos sendo arrastados pela correnteza.
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve desabamento de uma residência no bairro de Santana. No entanto, não há indícios de vítimas até o momento. Além disso, há relatos de áreas que ficaram sem energia elétrica.