Na última sexta-feira (24), um avião da British Airways estacionado no pátio de manobras do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi atingido por um raio durante um forte temporal que assolou a Grande São Paulo. O incidente, envolvendo um Airbus A350-1000, não causou danos significativos, de acordo com a concessionária GRU Airport.
“A manutenção da companhia aérea foi prontamente acionada e iniciou as inspeções preventivas”, afirmou a concessionária em nota. O aeroporto explicou que a altura da empenagem (parte traseira) da aeronave pode ter contribuído para a maior probabilidade de incidência de raios, especialmente em tempestades elétricas.
No entanto, destacou-se que eventos desse tipo são raros, e as aeronaves modernas são construídas para resistir com segurança a descargas elétricas. O vídeo compartilhado nas redes sociais deixou os internautas surpresos.
➡️ Raio atinge avião durante temporal no Aeroporto de Guarulhos
O incidente não danificou a aeronave, da British Airways. O aeroporto registrou 79 alterações de voos durante o temporal dessa sexta (24/1)
Leia: https://t.co/zu3ccQMgyf pic.twitter.com/XEpo8lt7o9
— Metrópoles (@Metropoles) January 26, 2025
Dezenas de voos foram precisaram ser desviados
As condições meteorológicas severas causaram transtornos significativos no Aeroporto Internacional de São Paulo. Ao todo, 24 voos foram desviados para outros aeroportos, 22 retornaram ao terminal, e 15 pousos e 18 decolagens precisaram ser cancelados.
As dificuldades também afetaram o deslocamento de tripulantes, prejudicando o início de operações em algumas companhias aéreas. Os ventos fortes e chuvas intensas obrigaram a adoção de protocolos rigorosos de segurança contra raios.
Aviões não foram abastecidos durante o temporal
Entre as medidas implementadas, estão alertas meteorológicos via fonias operacionais e interrupção do abastecimento de aeronaves durante tempestades. Também foram usados calços para evitar movimentações involuntárias e pontos de aterramento nas posições das aeronaves.
A tempestade que atingiu São Paulo na sexta-feira deixou um rastro de destruição. Houve registros de alagamentos, desabamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversos bairros. Na Vila Madalena, zona oeste da cidade, uma pessoa perdeu a vida em decorrência do temporal, conforme informado pela Defesa Civil.