Luto: falece Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais; ele estava internado desde janeiro

O filho do ex-governador confirmou a morte do pai e o velório será nesta segunda-feira (3).

PUBLICIDADE

Na madrugada deste domingo (2), faleceu o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso. A confirmação da morte foi feita por seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB).

A a causa do falecimento ainda não tenha sido divulgada. O político estava internado desde o final de janeiro e seu estado piorou neste final de semana.

O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro. Advogado, administrador, empresário e realizador, com atuação em diversos setores, contribuiu para a geração de emprego e o desenvolvimento do nosso estado”, disse a nota divulgada por seu filho. Newton Cardoso Jr. Destacou a trajetória e a contribuição do ex-governador em várias áreas.

Newton Cardoso ocupou o cargo de governador de Minas Gerais entre 1987 e 1991. Sua carreira política também incluiu a função de vice-governador, além de ter sido prefeito de Contagem e exercer três mandatos como deputado federal.

Governador de Minas divulgou nota lamentando

Durante sua atuação política, destacou-se por sua capacidade de diálogo e os muitos desafios enfrentados na administração pública. O governador atual de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se solidarizou com a perda.

Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência“, declarou em um comunicado. Zema finalizou a nota: “Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil”.

Antes de entrar para a política, Newton foi comerciante

Newton Cardoso foi comerciante na década de 50, mas alguns anos depois entrou para a política, se filiando ao Partido Republicano. Durante a ditadura militar, ajudou a fundar o Movimento Democrático Brasileiro.

O velório está marcado para esta segunda-feira, dia 3, às 10 horas, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O filho de Newton Cardoso informou que o corpo do pai será cremado, mas esta cerimônia será reservada aos familiares.