Um homem de 40 anos desejava perder peso e ganhar mais energia. Para alcançar o objetivo, ele optou por adotar uma dieta baseada em carne. Vale ressaltar que a dieta carnívora está sempre viralizando na internet. No menu, ele costumava consumir quatro quilos de queijo diariamente. O resultado disso não foi nada bom, pois o rapaz acabou atingindo níveis extremamente altos de colesterol no sangue.
A gordura ficou tão alta que começou a vazar pelas mãos do homem. Especialistas advertem que dietas como essa representam um risco, podendo levar a problemas cardíacos e acidente vascular cerebral.
O caso foi divulgado no Journal of the American Medical Association – (Jama), uma das publicações mais prestigiadas globalmente. A pessoa em questão reside na Flórida, nos Estados Unidos. Ele buscou assistência médica devido a caroços amarelos nas mãos, pés e cotovelos.
De acordo com os médicos que prestaram atendimento, o paciente tinha xantelasma, condição que tem como característica o acumulo de colesterol e gordura na pele. Isso quer dizer que o homem estava literalmente vazando gordura pelas extremidades.
Dieta carnívora
O paciente relatou aos médicos que estava fazendo a dieta carnívora há oito meses. A alimentação dele tinha uma ingestão alta de gorduras, incluindo tabletes inteiros de manteiga, cerca de quatro quilos de queijo e gorduras adicionais incorporadas todos os dias nos hambúrgueres.
Durante conversa com os médicos, ele disse que conseguiu perder peso através desse tipo de alimentação. O paciente chegou a relatar que estava com mais disposição e maior clareza mental. Contudo, não foi isso que os profissionais detectaram através dos exames realizados. Na verdade, ele estava com o nível de colesterol cinco vezes maior do que o recomendado.
Riscos
O artigo destaca o impacto dos padrões alimentares com nível alto de lipídios e a necessidade de controlar a hipercolesterolemia para evitar complicações na saúde. De acordo com Roberto Kalil, médico cardiologista, não é possível ter uma condição saudável ingerindo tanta gordura. O caso serve de alerta, pois colesterol alto está associado as maiores causas de morte no mundo.
Níveis altos de colesterol pode obstruir as artérias e acabar provocando infarto e acidente vascular cerebral. É importante ressaltar que o ideal é manter uma dieta equilibrada com verduras, legumes, proteínas e grãos.