Na manhã desta sexta-feira (7), um avião caiu em uma avenida no bairro da Barra Funda, em São Paulo, logo após decolar do Campo de Marte. O piloto do avião tentou retornar ao aeroporto, conforme relatado por outro comandante que estava na mesma área.
O piloto, que aguardava para decolar, descreveu a comunicação entre a torre de comando e o tripulante do avião acidentado. Segundo ele, o piloto não declarou uma emergência, mas fez um pedido de retorno imediato à torre, dizendo: “Torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike”. Após essa comunicação, o piloto não fez mais nenhum contato; e a torre tentou, sem sucesso, restabelecer a comunicação.
Acidente em avenida movimentada de São Paulo
O acidente ocorreu por volta das 7h20, apenas cinco minutos depois da decolagem. A aeronave, um Beechcraft F90 King Air, com capacidade para até 9 pessoas, era de propriedade do advogado Márcio Louzada Carpena, natural do Rio Grande do Sul. O modelo possui uma autonomia de voo superior a 2.400 km, o que indica que a falha ocorreu pouco depois da decolagem.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, encontraram dois corpos carbonizados dentro da aeronave. Além das vítimas fatais, pelo menos outras seis pessoas ficaram feridas, algumas delas estavam em um ônibus atingido pelo avião ou estavam nas proximidades do local da queda.
Acidente causa comoção em região de São Paulo
O acidente gerou grande comoção na região, com equipes de resgate e bombeiros trabalhando rapidamente para prestar socorro e identificar as vítimas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. O piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena, morreram na queda.