O avião de pequeno porte que caiu na manhã de sexta-feira (7) em uma avenida da Zona Oeste de São Paulo apresentava três inconformidades detectadas durante a vistoria realizada no momento de sua importação para o Brasil, conforme um documento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O bimotor foi trazido dos Estados Unidos em novembro do ano passado, e a vistoria é uma medida de segurança fundamental para assegurar que a aeronave cumpra os requisitos de projeto.
Inconformidades em relatório da Anac
As inconformidades detectadas foram relacionadas ao computador de dados aéreos, ao para-brisas e ao sistema de degelo da aeronave. A Anac informou que um comunicado detalhando essas falhas foi emitido no dia 6 de fevereiro, um dia antes do acidente.
Apesar das falhas, a agência garantiu que a aeronave estava apta para operar. A causa exata da queda continua sendo investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Especialistas estão considerando que a posição da hélice do avião pode sugerir uma falha no motor, sendo essa uma das possíveis causas do acidente, conforme a investigação da Aeronáutica.
Análise da Cenipa em informações conflitantes
O Cenipa está analisando as informações conflitantes sobre o estado da aeronave e as condições que levaram ao desastre. Essa investigação pode trazer à tona mais detalhes sobre os fatores que contribuíram para o acidente. A tragédia também levanta questões sobre a eficácia das vistorias. O caso permanece sob análise das autoridades, que buscam esclarecer todos os aspectos do acidente.