O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) relatório preliminar do acidente de avião que aconteceu em Ubatuba, nos primeiros dias de 2025, e resultou na morte de uma pessoa – o piloto da aeronave.
As investigações ainda estão em andamento para determinar com precisão as causas do acidente. O relatório final do Cenipa é aguardado para esclarecer em detalhes as circunstâncias do acidente. As investigações são fundamentais para melhorar a segurança na aviação e evitar que tragédias semelhantes voltem a ocorrer.
Acidente de avião em Ubatuba
Entre os casos analisados, o relatório aponta que o acidente em Ubatuba pode ter ocorrido por um evento classificado como “Runway Excursion” (RE), termo utilizado para designar a saída da pista durante a decolagem ou aterrissagem. Segundo o documento, a aeronave ultrapassou os limites da pista e colidiu com um alambrado, parando no mar. O piloto faleceu no local, enquanto quatro passageiros sobreviveram.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) explicou que o fenômeno de “Runway Excursion” pode ser provocado por múltiplos fatores, como aproximação desestabilizada da aeronave ou baixa aderência da pista. Esses elementos podem contribuir para a perda de controle durante o pouso, tornando a operação arriscada.
Piloto morreu em acidente
A aeronave que atravessou a pista, passou pelo alambrado, avançou sobre uma avenida e parou na água do mar levava cinco pessoas. O piloto morreu no acidente. Um casal e seus dois filhos menores de idade foram socorridos e levados ao hospital. Todos eles sobreviveram.